Fast free and open-source disk usage scanner

This blog was originally published on https://beijaflor.io/blog/06-2020/filesaver-freeing-up-space/

FileSaver logo

Since I got my latest MacBook, I can only go for a couple of months before it starts running out of free disk space. It’s a pretty bad situation where to save a bit on SSD size, I have to spend my time cleaning-up large files like music samples, VMs, node_modules and so on.

So then I decided to save a lot of time 😂 and instead of buying one of the available “disk cleaning” solutions, I spent some time trying some open-source software and eventually decided to write FileSaver, a fast multi-threaded…


Essa semana, queria botar um pequeno Hubot no ar para a Beijaflor Software gastando o mínimo possível mensalmente e tendo um sistema de deploys bem resolvido, sem mais trabalho. Decidi testar o novo serviço de hosting de containers Hyper.sh que se propõe a prover "Hosting de Containers Docker sem Esforço". Vou caminhar pelos passos que usei para criar esse deployment rapidamente.

1. Criando o Hubot

Para criar um bot Hubot, basta usar seu próprio scaffolder e adicionar variáveis de ambiente com as credenciais do serviço de chat da sua empresa.

$ npm install -g yo generator-hubot$ mkdir superbot && cd superbot$ yo…


Escrevendo blogs como módulos, uma demonstração do webpack, JavaScript Universal e React.js

https://beijaflor.io/blog/blog-like-a-javascript-hacker


Propondo um projeto de contribuições automatizadas no GitHub

Apesar de uma linguagem relativamente de nicho, quando comparada a plataformas como a JVM, Node.js ou Python, Haskell é uma linguagem de programação funcional tremendamente popular, com uma coleção enorme de pacotes re-utilizáveis no Hackage. Ainda que de muita alta qualidade, as vezes pacotes não têm em sua base de código coisas muito boas como um README conciso e fácil de entender ou um sistema de integração contínua. Nesso post proponho um hack para solucionar isso além da capacidade de um indivíduo ou grupo de indivíduos, mesmo que marginalmente.

Sim, não chegam perto em número dos milhões de pacotes publicados…


(publicado originalmente em inglês no Blog da Toggl)

É comum ter de escrever aplicações ou bibliotecas com dependências completamente alheias ao seu código. Seja um banco-de-dados, um web-service, uma ferramenta da linha de comando ou mesmo timers, de repente seus testes passam vários segundos esperando por respostas ou não têm comportamento estritamente definido. Seria ótimo se pudéssemos definir o comportamento de terceiros programaticamente. Ao invés de interagir com eles de fato, apenas testar nossas interações.

A solução para esse problema existe e é muito simples: usar stubs. …


Volta e meia gosto de tentar encontrar “flame-wars” na internet sobre uma ou outra plataforma da qual gosto. Não me entenda mal; o tópico de se uma linguagem é melhor que a outra não traz benefícios e não faz sentido para mim. No final, você deve usar o que se sente mais confortável com e para projetos reais deve considerar além da tecnologia: o ecossistema, a piscina de talento, o suporte comercial etc. Mesmo assim, fazer essas buscas tarde da noite e (até agora) secretamente, rendeu-me boas leituras.

Tais como Simon Marlow dizendo algumas verdades sobre o Erlang e OTP…


O porquê de usar o Emacs para programar Haskell em 6 GIFs

Acho um pouco tolo ficar evangelizando um editor. No final, não acho um bom aviso não gastar muito tempo com isso e usar o que funciona para você. Apesar disso, meu ambiente de desenvolvimento para Haskell hoje me ajuda muito a aprender mais sobre a linguagem e escrever programas melhores mais rápido. Esses GIFs ilustram coisas que acho sensacionais no meu set-up.

1. evil-mode: Vim

Por muito tempo, foi um usuário do Vim. Ainda o uso para tarefas leves e ele é um editor ótimo. Eu amo o Vim. Não posso viver sem ele e seus atalhos para movimento e operação sobre o…


Escrevi um pequeníssimo serviço hoje de manhã (10/12/2015). Acho que é o primeiro servidor usando Node.js que publico como open-source e apesar de só ter algumas linhas, ele ilustra algumas das práticas que eu considero as melhores na plataforma hoje. O código está em disponível em: github.com/yamadapc/github-trending-api.

É um serviço que preciso para um projeto um pouco maior. Ele precisa extrair os repositórios trending do GitHub, por meio do módulo do NPM github-trending. É muito simples, só preciso que ele deixe a lista em um cache e exponha um endpoint que eu possa usar para a puxar.

Esse post lista…


Se você é um programador profissional, provavelmente já teve que se virar com a linguagem de programação C. Se programa em mais de uma linguagem e C é uma delas, provavelmente não é sua primeira escolha para escrever pequenos utilitários na linha de comando — também não é a minha. Ainda sim, nesse curto post vou discutir um utilitário que escrevi em C, porque fiz essa escolha e como ela pagou dividendos para mim.

Nota: Esse é um post curto mesmo, não vou entrar em detalhes de nenhum dos assuntos abordados; mas alguns dos projetos mencionados podem ser úteis para…


Há algumas semanas tive a oportunidade de estar na conferência reactive2015, uma conferência sobre React.js e FRP (Functional Reactive Programming). Entre os vários tópicos muito interessantes e demos incríveis de tecnologias emergentes como Elm, cycle.js e React Native (com o surpreendente React Native Playground — um jsfiddle para apps mobile), algo me chamou muito a atenção como um game-changer para o stack front-end em 2015. Foi a palestra "The Case for CSS Modules" por Mark Dalgleish (você pode conferir a talk aqui).

Nesse (breve) post tentarei dar um overview do que é webpack e da implementação de CSS Modules no…

Pedro Tacla Yamada

@yamadapc

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store